Conceito de Qualidade de Vida


Conceito de qualidade de vida engloba vários e pode-se dizer que é o engajamento comum seguido por economistas para dar nota ao conforto humano que centra-se sobre os recursos que os indivíduos têm no seu comando, que geralmente são avaliados tanto em termos de rendimento em dinheiro ou bens ou as mercadorias e serviços que consomem. No entanto, embora os recursos são claramente importantes para o bem estar humano, eles também são claramente insuficientes. Conceito de qualidade de vida e como ter qualidade de vida em si é um conceito mais amplo do que a produção econômica e a qualidade de vida. Isso inclui toda a gama de fatores que influenciam o que nós valorizamos na vida, alcançando além do seu lado material.

Bem-estar humano depende de recursos que permitam às pessoas fazer e ser. A capacidade de converter recursos em uma boa vida varia entre as pessoas. Indivíduos com maior capacidade de gozo ou maior capacidade de realização em domínios importantes da vida pode ser melhor mesmo que o comando de menos recursos económicos. Isto sugere que os indicadores que vão além de medidas que estão sendo de renda, riqueza e consumo e incorporar os aspectos não monetários de qualidade de vida e envelhecer com qualidade de vida têm um papel importante a desempenhar. A variedade destas medidas, e a falta de uma métrica para comparar a evolução evidente nas várias dimensões, constitui tanto a vantagem principal e o limite principal desses indicadores.

Revolucione sua qualidade de vida

O que constitui uma "boa qualidade de vida" tem ocupado principais filósofos desde Aristóteles, e dezenas de definições de "vida boa" são discutidos na literatura. Nenhuma dessas definições de comandos de acordo universal, e cada um corresponde a uma diferente perspectiva filosófica. Conceito de qualidade de vida é muitas vezes ligada às oportunidades disponíveis para as pessoas, o sentido e a
finalidade que atribuem às suas vidas, e na medida em que gozam as possibilidades disponíveis para eles. Qualidade de vida de investigação identificou uma rica variedade de atributos - como a que pertencem, realização, auto-imagem, a autonomia, os sentimentos e as atitudes dos outros - que são associados com a qualidade de vida. Alguns desses atributos são intangíveis e difíceis de avaliar. Outros, porém, têm um caráter mais tangível e pode ser medido de forma razoavelmente confiável e válida.

Em todos os casos, a medição da qualidade de vida requer a consideração de uma matriz de indicadores, ao mesmo tempo, esses indicadores não têm uma única métrica que permita a agregação simples através das dimensões.

Três principais dicas de qualidade de vida e abordagens conceituais têm se mostrado útil na reflexão sobre a avaliação do conceito de qualidade de vida: O primeiro é baseado na noção de bem-estar subjetivo, o segundo sobre a noção de capacidades, e a terceira sobre noções econômicas provenientes da economia do bem-estar e da teoria da alocação justa. Cada uma dessas abordagens informam estratégias de medições diferentes. Embora estas abordagens podem representar pólos opostos em termos intelectuais, todos eles têm um papel a desempenhar na mensuração da qualidade de vida.